“FESTIVAL VERBO GENTILEZA” SERÁ DE 19 A 21 DE AGOSTO, NA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO
Se respirar nos fortalece, regenerar nos realiza. É a partir dessa premissa que o Festival Verbo Gentileza chega à sua 7ª edição com o tema “Respirar & Regenerar”. A Praça Floriano Peixoto, espaço público e democrático que sempre foi ocupado pelas pessoas, é mais uma vez palco para o evento. Ao longo dos dias 19, 20 e 21 de agosto, o público encontrará uma programação repleta de shows, vivências, rodas de conversa e também expositores de artesanato, além de food bikes e food trucks. A participação é gratuita e acessível em libras. Tudo será gravado e legendado no YouTube e todas as peças trazem a legenda #paratodosverem. A frente do palco está preparada para ser ocupada pela comunidade surda e cadeirante.
O Festival, que sempre foi uma ponte entre a inspiração e a ação, nasceu como proposta de mudança e transformação sobre as formas de viver em coletivo, principalmente nos grandes centros urbanos. Após o período mais difícil da pandemia e das pausas necessárias, ainda difíceis e desafiadoras, chega o momento de respirar novamente, promover novos encontros e regenerar.
“Ando pelo mundo afora, adoro ver culturas diferentes, absorver novas formas, sentir o desenrolar do planeta e o reverberar dentro de mim! Dessa percepção saem os verbos normalmente que estão me afligindo, então faço pesquisas, porque não é sobre mim, mas sobre refletir se o que estou sentindo faz parte de um sentimento coletivo. Às vezes, me pergunto: minhas ‘percepções são entendidas, fazem sentido?’ Isso tudo causa angústia e, nestes tempos entendi, TODOS temos angústia e a busca por felicidade é quase infantil. Então busco a presença e, no presente, se o Verbo Gentileza ajudar algumas pessoas a refletir e aprender sobre respirar e regenerar, já me darei por satisfeita em 2022”, reflete Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.
O Festival Verbo Gentileza é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. É executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Gerdau, com apoio de Patrus Transportes, IMAP e Do Brasil Live.